As elevatórias têm a função de elevar o efluente que se encontra ao nível do solo até a entrada da estação de tratamento. São aplicadas quando o terreno não tem declividade suficiente para que a chegada até o sistema seja feita por gravidade, ou quando se deseja que a vazão enviada a estação seja constante, o que é feito por meio de bombas hidráulicas.
Frequentemente, o tanque é também utilizado para homogeneização do efluente, principalmente no caso de sistemas que recebem contribuições de fontes diversas, com características muito distintas. A homogeneização é importante para evitar a sobrecarga do sistema de tratamento, o que pode comprometer sua eficiência.
Os tanques devem ser instalados após o tratamento preliminar, que retira os materiais grosseiros do efluente, para que o sistema de bombeamento não seja danificado.
As elevatórias e tanques de equalização da Incofima têm formato tronco-cônico e são fabricadas em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), sendo leves e de fácil instalação. Os tanques apresentam alta resistência à corrosão e são totalmente impermeáveis, sendo compostos por tubulação de entrada e saída de efluente, respiro e sistema de recalque por bomba hidráulica.
Compartilhar no WhatsApp